Nascido em 1984 —único dos cinco filhos de Paulinho e Leninha a nascer num ano par e a não ter o nome terminado em o—, mineiro de Paraisópolis —cidade do vento e dos pastéis com esse recheio.
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2010, construiu sua carreira até aqui na cafeicultura agroecolólogica e comunitária, em sua grande parte na África, com ênfase na produção de cafés especiais e bionsumos.
Na África, atendeu cerca de 22 mil pequenos cafeicultores, com uma média de 222 cafeeiros por produtor, com inclusão de mulheres e jovens, em cooperação com o setor público, privado e de organizações não governamentais, abordando técnicas não aplicáveis somente à cafeicultura, mas à agricultura em geral.
Com vasta bagagem internacional, possui experiência na assistência técnica rural; elaboração de materiais técnicos; gestão de equipes, processos e projetos em ambientes desafiadores; elaboração e ministração de cursos e treinamentos a públicos diversos; manejo de lavouras, colheita, processamento, secagem, beneficiamento e rebeneficiamento de café.